Após ter se consolidado como formadores de mestre em Melhoramento de plantas nos últimos anos, o PPGAMGP busca sua consolidação também como formador de doutores nesta área. Acredita-se que investindo cada vez mais na formação profissional oferecendo, disciplinas conectadas com as necessidades de formação do aluno visando as demandas de atuação em melhoramento de plantas nos conduzirá à consolidação em nível de doutorado incluindo mudança positiva do conceito do programa.

Neste sentido se deve:

  • Proporcionar aos estudantes de doutorado intercâmbio com universidades internacionais e com centros nacionais de excelência em melhoramento genético de plantas;
  • Aumentar o número de projetos em parceria com instituições públicas e privadas;
  • Promover eventos na área de melhoramento genético de plantas;
  • Atrair doutores para realização de estágio pós-doutoral;
  • Aumentar o número de disciplinas optativas para proporcionar formação mais ampla aos alunos;
  • Continuar incentivando o pós-doutoramento dos docentes tanto em pós-doutorado como em treinamentos de curta duração.
  • Inserir mais eficazmente seus docentes no ambiente agrícola como forma de descobrir e entender as atuais demandas dos setores produtivos e da sociedade.
  • Participar dos processos seletivos relativos ao Tema 1 do PrInt: Sistemas de produção agropecuária, biodiversidade e sustentabilidade, provendo desta forma o treinamento de profissionais em Genética e o Melhoramento Genético de Plantas, a conservação dos recursos genéticos de espécies nativas e naturalizadas principalmente com foco na região Nordeste do Brasil, favorecendo o desenvolvimento de pesquisas que resultem em conhecimento técnico-científicos viabilizadores do aumento de produtividade agrícola levando em consideração a sustentabilidade ambiental, econômica e social.


Os tantos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo PPGAMGP visam prioritariamente a geração de dados e informações relevantes para o entendimento da área de atuação do PPGAMGP, representada por suas linhas de pesquisa. Gerando impacto econômico e social na sociedade local, regional e nacional.


O Programa apresenta importância social estratégica para o estado de Pernambuco e para a região Nordeste do Brasil, mediante a formação de recursos humanos qualificados em Agronomia – Melhoramento Genético de Plantas com a realização de pesquisas voltadas para a resolução de problemas regionais que, possivelmente, não seriam estudados por pesquisadores de outras regiões do Brasil.