Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Melhoramento Genético de Plantas (PPGMGP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) iniciou o curso de mestrado em março de 2003, com área de concentração em Melhoramento Genético de Plantas. Em 2013 iniciou o curso de Doutorado com conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e as primeiras titulações ocorreram em 2016.

O PPGAMGP tem recebido estudantes oriundos de diversos Estados, principalmente da Região Nordeste do País. A partir de 2011, o processo seletivo passou a ser realizado também no segundo semestre, o que proporcionou aumento na procura por candidatos de outras regiões do Brasil.

O programa tem obtido relevante contribuição de convênios com instituições de fomento como a CAPES, CNPq e FACEPE, e de empresas de pesquisa como a EMBRAPA e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de empresas privadas do agronegócio, principalmente dos setores de Olericultura, Floricultura, Fruticultura e Agroenergético como a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA).

O PPGAMGP é sediado na Área de Fitotecnia do Departamento de Agronomia da UFRPE – Sede em Recife-PE, e conta com a participação de docentes dos Departamentos de Agronomia e Biologia da UFRPE, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de Pesquisadores da Embrapa Semiárido em Petrolina-PE e Embrapa Algodão em Campina Grande-PB.

O caráter interdepartamental e interinstitucional tem favorecido à interdisciplinaridade que é um dos pontos fortes do programa. Essa condição proporciona a formação de recursos humanos de alto nível com qualificação para atuar em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em empresas públicas e privadas visando atender a demanda nacional por melhoristas de plantas, com experiência de campo e de laboratório, capazes de desenvolver melhoramento tradicional associado com biologia molecular para o incremento do agronegócio brasileiro.

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O Programa possui atualmente o Conceito 4 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco).

Objetivos do Programa

Gerais:

Formar docentes, pesquisadores, profissionais liberais e técnicos em melhoramento genético de plantas, de modo a propiciar a ampliação do conhecimento técnico-metodológico, fundamentado no domínio pedagógico-científico nessa área, para atuar a partir da compreensão contextualizada da realidade das regiões Norte e Nordeste em busca de soluções que traduzam o compromisso político social.

Específicos:

1. Contribuir para a melhoria na qualidade das pesquisas nacionais na área de melhoramento vegetal, com participação de pesquisadores das Regiões Norte e Nordeste.  
2. Contribuir para o setor sucroenergético do Nordeste, por meio da participação de professores e alunos em projetos que visem o desenvolvimento de cultivares de cana-de-açúcar mais competitivas e de alto rendimento, inclusive em parceria com empresas das iniciativas pública e privada.
3. Preencher a lacuna de cursos em nível de Pós-Graduação em Melhoramento Genético de Plantas nas regiões Norte e Nordeste, que apenas dispõe de dois cursos a nível de mestrado nesta área, sendo apenas o PPGAMGP com curso de doutorado.
4. Estabelecer intercâmbios de cooperação com outras instituições em nível local, nacional e internacional, objetivando contribuir para o aprimoramento de profissionais nessa área do conhecimento em dimensão mais ampla.
5. Produzir conhecimentos em genética e fitomelhoramento, que viabilizarão o desenvolvimento das pesquisas aplicadas, gerando inovações tecnológicas demandadas pelos sistemas de produção da agricultura, principalmente no Norte e Nordeste.     
6. Dar oportunidade à continuação da formação técnico-científica a graduandos em Agronomia, Biologia e áreas afins, fortalecendo as linhas de pesquisa do programa.